lunes, 25 de abril de 2011

Ninguém quer ganhar

Os principais times na atualidade do futebol argentino não ganharam neste fim de semana. O River Plate, o Vélez Sarsfield, o Estudiantes e o Racing Club perderam seus jogos e desperdiçaram uma boa oportunidade na luta pelo título.


No Monumental, os “Millionarios” sofreram uma derrota na casa contra o Godoy Cruz 2 x 1. O time da província de Mendoza surpreendeu em Buenos Aires e, agora, sem Libertadores, quer a primeira conquista na sua história.


Também em Buenos Aires o Vélez perdeu para o Quilmes 3 x 2. Se bem o “Fortín” tem parte da cabeça nas Oitavas da Copa Libertadores (contra a LDU), ficou sem pontos contra um rival que já está quase na Série B. No entanto, o Vélez ainda é o líder com 21.


Por sua vez, o “Leão” foi derrotado pelo Colón em La Plata. Os gols marcados pelos jogadores Esteban Fuertes e Damián Diaz (no átimo final da partida) determinaram o inesquecível 2 x 0 para o visitante. Por conseguinte, a equipe do treinador Eduardo Berizzo deverá pensar no paraguaio Cerro Portenho na Copa.


Por último, o Racing perdeu uma importante chance em La Paternal contra o Argentinos Juniors. O resultado foi 2 x 1 e o “Bicho” começou a esquecer a saída da Libertadores. A rigor, na quarta-feira passada, o Fluminense ganhou 4 x 2 em Buenos Aires e classificou para as Oitavas.


Outros resultados? Huracán 0 x 3 Boca Juniors, Independiente 2 x 2 All Boys, Arsenal 1 x 1 Gimnasia, Newell’s Old Boys 0 x 1 Banfield e Tigre 1 x 0 San Lorenzo. Hoje de noite terminará a rodada com o jogo que farão o Lanús e o Olimpo.


Restam só oito oportunidades para os clubes que desejam o título. Muitos têm possibilidades ainda e, então, deverão conquistar a maioria dos pontos para festejar. No entanto, quem tentará ganhar?

lunes, 18 de abril de 2011

Os mesmos de sempre

Mais uma rodada no futebol argentino e nos primeiros lugares da tabela estão os mesmos de sempre. O River Plate é o líder com 19 pontos porém os fortes –e perigosos- Vélez Sarsfield (18) e Estudiantes (17), que já esperam nas Oitavas de Final da Copa Libertadores, estão bem pertinho.


O River só empatou sem gols com o Gimnasia na cidade La Plata. Num jogo sem brilho, o time do Juán José López não logrou vencer aos “Triperos” que lutam, com dificuldade, para não cair na Série B. Então, os “Millonarios” perderam uma boa oportunidade para manter a diferença.


Por outro lado, em Santa Fe, o Vélez (quem tem ainda um jogo suspenso) se levou um ponto de ouro no átimo final da partida contra o Colón. O gol do Víctor Zapata demonstrou que o time de Liniers luta até o fim. De fato, na Copa Libertadores, na quinta-feira, o “Fortín” classificou vencendo na Venezuela 3 x 0 ao Caracas. Por conseguinte, o treinador Ricardo Gareca e seus jogadores têm chances nos dois torneios pelo jogo, pela atitude e pelo feito nos últimos anos.


Por sua vez, o Estudiantes também alcançou o empate, com o Olimpo em Bahia Blanca. O resultado foi 2 x 2 num estádio que, em geral, se torna muito difícil para os clubes visitantes. No entanto, o “Leão” ganhava 2 x 1 no segundo tempo mas o paraguaio Néstor Bareiro marcou o empate para os bahienses. Além do torneio argentino, o time do Eduardo Berizzo terminou a fase da Copa no segundo lugar do Grupo 7 pois perdeu para o Cruzeiro 3 x 0 em La Plata.


Por último, no clássico de Avellaneda, o Racing Club ganhou do Independiente 2 x 0 com gols dos atacantes Gabriel Hauche e Teófilo Gutierrez. Depois de seis anos, a “Academia” venceu ao arquirrival, jogando muito melhor e agora está com expectativas já que tem 16 pontos. Cabe lembrar que na semana passada o Independiente e o Godoy Cruz ficaram fora da Copa no Grupo 8. O “Rojo” bateu o Penharol 1 x 0 no Uruguai e o “Tomba” perdeu para a LDU 2 x 0 no Equador.


Outros resultados? Quilmes 3 x 1 Newell’s Old Boys, Godoy Cruz 1 x 0 Argentinos Juniors, Boca Juniors 3 x 3 Tigre, San Lorenzo 1 x 1 Lanús, All Boys 3 x 1 Huracán. Hoje, no Florencio Solá, jogarão o Banfield contra o Arsenal.


Restam nove rodadas e ainda não há um time que seja o grande candidato ao título. Entretanto, o mesmo grupo de times estão nos primeiros lugares e, sem dúvida, o campeão surgirá dessa turma.

lunes, 11 de abril de 2011

O River Plate é o líder

Mais uma rodada no futebol argentino e o River Plate está primeiro. A rigor, os “Millonarios”, com 18 pontos, lideram o torneio Clausura 2011.


No domingo, em Buenos Aires, o River ganhou do Banfield 1 x 0 com gol do Mariano Pavone. O time do treinador Juan José López não vence de goleada porém vence e desfruta olhar a tabela de posições.


Por sua vez, o Estudiantes empatou 0 x 0 com San Lorenzo em La Plata. Sem maiores diferenças na partida, o “Leão” perdeu uma boa oportunidade e deixou dois pontos no caminho.


Por outro lado, na sexta-feira, o Independiente bateu o Godoy Cruz 3 x 0. No Estádio Libertadores de América, o “Rojo” recuperou o jogo bonito com gols de Hernán Fredes, Iván Pérez e Leonel Nuñez e agora espera o clássico de Avellaneda contra o Racing Club, quem empatou 0 x 0 com Huracán no sábado.


Por último, o Boca Juniors -de visitante- perdeu para o Lanús 2 x 0. Os gols foram marcados pelos jogadores Diego Valeri e Santiago Hoyos (de cabeça) e, assim, o Lanús ficou com a importante vitória. A crise “xeneize” continua e até o histórico atacante Martín Palermo, quem deixará o futebol em junho, sofre cada jogo.


Outros resultados? Arsenal 2 x 2 Quilmes, Tigre 0 x 1 All Boys, Argentinos Juniors 1 x 1 Gimnasia, Vélez Sarsfield 2 x 0 Newell’s Old Boys e Colón 0 x 2 Olimpo.


A primeira mitade do torneio terminou e o River deseja ser o protagonista. No entanto, muitos clubes aguardam a possibilidade e estão poucos pontos atrás do líder.

viernes, 8 de abril de 2011

Má semana

Os três times argentinos que se apresentaram esta semana na Copa Libertadores não tiveram bons desempenhos. Aliás, ninguém pôde obter a passagem para as Oitavas de Final que já tinha ganho o Estudiantes.


Na terça-feira, em Avellaneda, o Independiente empatou 1 x 1 com a LDU. Com este resultado, o campeão sul-americano ficou (quase) fora da Copa bastante cedo no Grupo 8. Se bem jogou melhor que os equatorianos, o “Rojo” só marcou um gol: o Leonel Nuñez, de pênalti. Assim, o Independiente, com cinco pontos, não poderá seguir lutando no torneio internacional.


Por sua vez, na quarta-feira, na altitude do México, o Argentinos Juniors perdeu para o América 2 x 1. O clube portenho começou ganhando com gol do Franco Niell porém não lhe alcançou para manter a vitória nem o empate. Agora, com sete pontos, o “Bicho” –custe o que custar- deverá vencer em Buenos Aires ao Fluminense do Brasil no Grupo 3.


Por último, na quinta-feira, o Vélez Sarsfield ficou com empate sem gols no Chile contra a Universidade Católica. A equipe do treinador Ricardo Gareca necessitava o triunfo e não jogou da maneira correta para chegar ao objetivo. Então, com o ponto na mão, “Fortín” terá que ganhar na Venezuela na última rodada do Grupo 4.


Aos poucos, a fase de grupos da Copa Libertadores está terminando. Quando as rodadas terminarem, se definirão os times argentinos nas Oitavas. Por enquanto, só Estudiantes garantiu a vaga. Que outro clube argentino acompanhará ao “Leão”? Está difícil porém não é impossível.

Tragedia en Río

Brasil está conmocionado por la masacre ocurrida ayer en una escuela pública de Río de Janeiro. Un ex alumno de 23 años asesinó a 12 niños que asistían a clases en la Escuela Municipal Tasso de Silveira. Inclusive otros 11 fueron heridos y uno de ellos se encuentra en grave estado. El agresor, quien luego murió, irrumpió en el establecimiento con dos revólveres y disparó a “quemarropa”.